segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fabricar lazer no Chão de Fábrica


Fabricar lazer no Chão de Fábrica
por José Roberto Vicaria, o Jacaré


Aqui no Chão de Fábrica estamos todos juntados. Juntados pelos patrões e vigiados pelas chefias. Com metas, horários, disciplina. E claro, não sobra espaço para a alegria. Pois, por mais que queiramos, o ambiente fabril elimina a descontração porque não nos permite, infelizmente, sermos nós mesmos, com nossa participação em projetos de nosso interesse e dos nossos amigos e familiares.

Mas...
Mas tem sempre uma sexta-feira e no outro dia teremos sempre um sábado, um domingo ou um feriado. E cada vez mais é necessário que a gente inclua o lazer na nossa convivência do Chão de Fábrica.
Como?
Muito simples. Vamos aproveitar o contato na fábrica e planejar nossos eventos esportivos, nossa pescaria e nosso churrasco. Temos espaços de sobra na nossa Colônia de Férias e nas sedes de nosso Sindicato, seja em Mauá ou Santo André.
Basta um pouco de organização de nossa agenda e a decisão de não nos submeter mais aos programas de televisão que são feitos sob medida para nos anestesiar e nos fazer voltar sem nenhuma visão crítica para o trabalho, logo depois das folgas.
Porque o lazer junto com a companheirada é também o momento de a gente ser nós mesmos. Nestes momentos que podemos em vez de ser juntados, estarmos verdadeiramente unidos. Prontos para dialogar com nossos camaradas. Ouvir seus projetos. E apresentar nossas ideias.
É essa união que amedronta os patrões e os governos. Por isso, não existem investimentos governamentais para se investir no lazer. E só nos resta acompanhar o futebol pela televisão ou sermos obrigados a gastar uma grana alta para nos deslocarmos até os campos de futebol.
Mas nós mesmos, a partir do nosso ajuntamento na fábrica, podemos criar condições para nos unir em torno dos eventos de lazer, de reflexão e de convivência nos nossos bairros e vilas.
Unidos, claro, seremos cada vez mais fortes. E traremos essa força que acumularemos ao nos encontrar permanentemente uns com os outros do lado de fora da fábrica para dentro. E melhoraremos nossa atuação ao reforçar as iniciativas do Sindicato a favor de ambientes fabris com mais respeito às nossas vontades.
Senão corremos o risco de nos transformarmos em robôs. E é isso o que os patrões querem. Ou seja, trabalhadores disciplinados, que trabalhem à exaustão, sem alegria, sem vida.
Vamos, portanto, fabricar lazer no Chão de Fábrica. Se movimente, crie sua agenda junto com seus companheiros e companheiras, e se liberte da escravidão dos programas de televisão. Arraste sua família, sua mulher, seus filhos e vizinhos para nossos eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário